Sindicato dos Empregados no Comércio de Governador Valadares

A história do Secom

Reunião da Associação antes da criação do SECOM

A história do SECOM começou no início dos anos 80 com a criação da Associação profissional dos Empregados no Comércio de Governador Valadares. Em meados de 1983 o País ainda vivia sob as leis oriundas do Estado de exceção e esboçava os primeiros ventos de sua jovem democracia. Os vícios autoritários ainda se faziam presentes em boa parte de uma sociedade que se acostumou a viver sob o medo das baionetas de um regime militar que, naqueles anos dava seus últimos suspiros no Brasil. Este cenário ainda era um campo minado para quem se aventurasse a organizar associações de trabalhadores.

O patronato não queria saber da existência de sindicatos laborais, considerados por eles como instrumentos de sublevação da ordem social vigente. A luta pela organização sindical dos trabalhadores na cidade e no campo sofreu a contra-ofensiva patronal que perseguia, amedrontava e demitia aqueles trabalhadores que ousavam filiar-se em qualquer agremiação trabalhista. A classe dos comerciários foi muito pressionada, com demissões arbitrárias de muitos companheiros, com destaque para os dirigentes recém-eleitos.

Foi preciso muita diplomacia dos novos sindicalistas para que os ventos contrários se amainassem e o patronato aceitasse a existência de um órgão representativo dos trabalhadores na cidade. Apesar de todos os contratempos, em 4 de dezembro de 1983 a nova entidade teve seu registro provisório deferido pelo Ministério do Trabalho. Nascia aí o embrião. Em 11 de março de 1985, recebemos a carta sindical, que daria origem ao SECOM.

Os esforços iniciais foram árduos e, por vezes, quase insuportáveis. Foram meses e meses de lutas, não só em Governador Valadares, mas também em Belo Horizonte e Brasília, cidades estas que foram palco de muitas viagens dos novos diretores em busca de respaldo para a recém-criada associação. A vitória não teria sido possível também sem o decisivo apoio recebido da Igreja Católica, através do padre Hilário Dick, ex-assessor da CNBB - Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, de sindicatos de diversas categorias já em funcionamento naquela época e de inúmeras outras entidades e pessoas comprometidas com a organização dos trabalhadores no país. Sem esse apoio, talvez não existiríamos. O dia 11 de Maio é um dia muito especial para o comerciário. Dando continuidade aos ideais de seus fundadores, aqui representados pelo Joel Rocha e sua esposa Vânia, a atual diretoria não mediu esforços para conseguir o respeito e o carinho de toda a categoria.

Com muito trabalho e dedicação, os diretores atuais conseguiram multiplicar os números do sindicato que hoje se apresenta como uma das grandes organizações sindicais do Leste Mineiro. Em menos de quatro anos o quadro de filiados teve um expressivo crescimento, o que permitiu ao sindicato arregimentar recursos financeiros suficientes para o apoio jurídico e trabalhista da categoria, fazer o aparelhamento técnico da sede e finalmente adquirir esse imóvel para melhor servir ao trabalhador e que hoje é incorporado ao patrimônio do comerciário. Fotos da sede e dos ex-presidentes do SECOM.

Nossos telefones

Atendimento: (33) 3212-4400
Fax: (33) 3212-4410

Nosso horário

Segunda a sexta
Das 8h às 18h

Nossa localização

Rua Arthur Bernardes, 795, Centro
Governador Valadares - Minas Gerais

Mapa no Google Maps
Veja o mapa no Google Maps
© 2005-2011 SECOM-GV - Todos os direitos reservados estudiopixen